ERA UMA VEZ O CINEMA


A Última Gargalhada (1924)

cover A Última Gargalhada

link to A Última Gargalhada on IMDb

País: Germany, 90 minutos

Titulo Original: Der letzte Mann

Diretor(s): F.W. Murnau

Gênero(s): Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.1/10 (12303 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: A triste história de um idoso porteiro do elegante hotel Atlantis, em Berlim, que é obrigado a deixar o cargo que ama por ser considerado velho demais, passando a exercer a função de criado do banheiro masculino do mesmo hotel, é contada neste tocante “A Última Gargalhada”, dirigido por F. W. Murnau.

Orgulhoso de seu trabalho, mas já sentindo o peso dos anos, um idoso porteiro (Emil Jannings) do hotel Atlantis, em Berlim, é afastado de seu cargo e realocado na função de criado do banheiro masculino, o que provoca grande impacto na auto-estima do velho homem, que até então era tratado com grande respeito por sua família, seus amigos e seus vizinhos.

Escrito por Carl Mayer, “A Última Gargalhada” toca diretamente na ferida do capitalismo, mostrando como a perda do emprego pode provocar sérios danos financeiros e psicológicos no cidadão, e, conseqüentemente, pode provocar um efeito desastroso na auto-estima da pessoa, dependendo do grau de afinidade que ela tinha com seu cargo. Este devastador efeito é ilustrado com competência por Murnau, que filma o porteiro em ângulo baixo (contra-plongèe) quando ele ainda está em seu pomposo uniforme, transmitindo a sensação de poder e respeito que o velho sentia, o que contrasta com a câmera em plongèe (filmado por cima) que passa a predominar a narrativa quando o porteiro é transferido para outro cargo, diminuindo o protagonista diante do espectador.

Produção

Universum-Film Aktiengesellschaft [UFA]; distribuído pela Universum-Film Aktiengesellschaft [UFA]. / Produzido por Erich Pommer. Cenário de Carl Mayer. Desenho de produção de Robert Herlth e Walter Röhrig. Diretor assistente, Edgar G. Ulmer. Cinematografia de Karl Freund + [Robert Baberske]. Partitura musical original de Giuseppe Becce. / Estreado em 23 de dezembro de 1924 na Alemanha. / Formato esférico padrão de 35 mm 1.33: 1. / Jannings tinha apenas 29 anos quando desempenhou esse papel. O filme não usa legendas para contar sua história. Em 1990, um roteiro original para esse filme foi descoberto com legendas inteiras. O filme foi lançado nos EUA pela Universal Pictures Corporation [Jewel] em 4 de janeiro de 1925.

Elenco: